Sem casos de Covid-19, Douradina investe em prevenção e retomará aulas à distância

A estimativa populacional mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, indica 5.924 habitantes no município, distante menos de 30 quilômetros de Dourados.

| DOURADOSNEWS / ANDRé BENTO


Prefeito de Douradina, Jean Sérgio, falou sobre medidas de prevenção ao Covid-19 durante visita ao Dourados News - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Sem nenhum caso sequer suspeito do novo coronavírus (Covid-19), o município de Douradina tem investido na prevenção à doença, orientado sua população e já definiu que as aulas da rede municipal suspensas em 19 de março serão retomadas na modalidade ensino à distância a partir do próximo dia 4 de maio.

Segundo o prefeito Jean Sérgio Clavisso Fogaça (PSDB), as medidas preventivas têm sido bem aceitas porque além dos decretos publicados com normas que disciplinam o funcionamento de estabelecimentos comerciais e impõem toque de recolher das 22h às 5h, há diálogo direto com os moradores. 

A estimativa populacional mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, indica 5.924 habitantes no município, distante menos de 30 quilômetros de Dourados.

“As igrejas a gente não proibiu, conversamos com as entidades religiosas e entenderam que não era momento de abrir”, detalhou o prefeito, que por meio do Decreto nº 015 de 27 março de 2020 permitiu a abertura de diversos estabelecimentos, mas com restrições no atendimento ao público, com medidas para evitar aglomerações e manter distância mínima entre frequentadores.

O mandatário visitou o Dourados News na manhã desta sexta-feira (24) acompanhado da secretária municipal de Saúde, Angela Marques. Segundo ela, o comitê instituído para definir ações de prevenção e combate ao Covid-19 no município segue as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde.

“Tivemos um investimento em torno de R$ 250 mil na compra de máscara, luva, álcool gel, avental, touca, e outros materiais necessários. Todo servidor da saúde pública, diariamente, tem recebido seu material para trabalho. A equipe não nos abandonou. Todos os funcionários estão fielmente trabalhando e se dedicando à população”, disse a gestora.

O prefeito pontuou a dificuldade para comprar esses materiais em meio à pandemia, porque ficaram escassos e mais caros. “Mas o município de Douradina tem credibilidade com os fornecedores porque pagamos em dia”, destacou.

Com as medidas de prevenção em dia, a prefeitura poderá já no início de maio retomar as aulas na rede municipal. “Douradina não implantou a EAD de imediato. Suspendemos o ano letivo porque trabalhamos com pré-escolar até o quinto ano, e é mais difícil preparar atividade. Do sexto ao nono temos só na aldeia indígena, onde 90% não têm acesso à internet. Então aproveitamos esse tempo para nos preparar e no dia 4 de maio a gente volta com ensino à distância”, revelou.

Jean Sérgio informou ainda que a gestão municipal não parou de trabalhar e garante que deve finalizar o ano com obras importantes concluídas, como a reforma da quadra poliesportiva, instalação de arquibancadas e iluminação no campo de futebol, e o asfaltamento de 100% da cidade e em boa parte dos distritos do município.

O prefeito de Douradina projeta ainda impacto orçamentário por causa da queda de aproximadamente 40% nos repasses do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e da isenção da Cosip (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública) para 256 famílias beneficiadas com a tarifa social.

Mesmo com as incertezas causadas pela pandemia, passa uma mensagem de otimismo. “O município está sob controle. Apesar das dificuldades os servidores estão recebendo em dia, obras todas estão em andamento. Temos que ter tranquilidade nesse momento. Aqueles que podem ficar em casa deve fazer o isolamento social. Isso vai passar e seremos seres humanos melhores. Esse tempo é para gente repensar o ser humano. Mas vai sair um mundo melhor depois dessa pandemia”, ponderou. 


Curta a página JORNAL RADAR MS e seja o primeiro a saber de todas as notícias do Mato Grosso do Sul.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE