Deputados aprovam ampliação do programa Bolsa-Atleta para 2021

Programa terá mais sete categorias, sendo renovado a partir de março do ano que vem.

| LEONARDO ROCHA / CAMPO GRANDE NEWS


Deputados durante votação na sessão desta quinta-feira (Foto: Rprodução - Facebook)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, a renovação e ampliação do programa “Bolsa-Atleta', que visa incentivar os esportistas do Estado, com um auxílio mensal que contribui para ajudar na preparação dos atletas, material de treino e participação em competições regionais, estaduais e internacionais.

O programa tinha seus contratos vigentes até fevereiro de 2021, mas com esta aprovação ele será renovado já tendo novo pagamento a partir de março do ano que vem. Por esta razão o projeto foi votado em regime de urgência.

A nova proposta também ampliou o número de categorias, tendo agora além do “Estudantil' e “Nacional', mais sete opções: Universitário, Nacional Paralímpico, Máster, Pódio Complementar, Pódio Complementar Paralímpico, Internacional e Olímpico e Paralímpico.

Já o “Bolsa-Técnico' terá duas categorias específicas. “Verificou-se, outrossim, a imprescindibilidade da criação de novas categorias de Bolsa-Atleta e da melhor definição dos critérios para a seleção dos atletas e dos técnicos beneficiários', descreveu o governo.

Segundo o projeto, a intenção é melhorar a distribuição dos recursos públicos e garantir mais oportunidades aos atletas do Estado, assim como inclusão. “Foram feitas audiências públicas quanto as normas do programa e se constatou a necessidade de aprimorar a lei'.

Recursos – O repasse financeiro será realizado em 12 parcelas mensais aos atletas selecionados, sendo fixado o valor de acordo com cada categoria, iniciando da bolsa estudantil até ao atleta olímpico e paraolímpico. Toda verba para financiar o programa é obtida através do Fundo de Investimentos Esportivos.

A proposta ainda precisa passar por segunda votação, antes de ir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).


Curta a página JORNAL RADAR MS e seja o primeiro a saber de todas as notícias do Mato Grosso do Sul.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE